Projetos Institucionais

PROJETO MARANA

 O Projeto Marana é resultado de uma parceria entre o Instituto Marana e a SEADES/AL.     É um empreendimento voltado para a comunidade em geral, independente de gênero ou idade. O projeto se divide em dois eixos distintos, cada um desempenhando um papel fundamental. O primeiro eixo está focado na organização de eventos culturais, acampamentos vivenciais e na promoção de um contato responsável com a natureza.     Essa abordagem tem como objetivo atrair e envolver as pessoas para o segundo eixo do projeto. O segundo eixo é profissionalizante e tem um enfoque direto na promoção da inclusão social e no desenvolvimento de competências que aumentem a capacidade de jovens ingressarem no mercado de trabalho com habilidades técnicas.

Convênios Firmados

Destaque para parcerias com SESAU, SEADES, SECULT e SELAJ para fortalecer nossas ações.

Proteção Ambiental

Trabalhamos para preservar o meio ambiente e promover a sustentabilidade em nossos projetos.

PROJETO FOMENTO A MUSICALIDADE - Possui parceria com a SECULT/AL O projeto de fomento à musicalidade popular e em comunidades indígenas é uma iniciativa que visa valorizar e preservar as tradições musicais desses grupos, promovendo a inclusão social e cultural. Inspirado pelo sucesso do trabalho da banda Olodum no Pelourinho, buscamos seguir seu modelo bem-sucedido de utilização da música como ferramenta de empoderamento social e valorização da identidade cultural.

PROJETO CULTURA E ESPORTE

Em parceria com a SELAJ/AL O projeto visa: a) Apoiar o desenvolvimento de atividades e eventos voltados para atividades de capoeira, jiujitsu e lutas indígenas. b) Fomentar a prática de longas caminhadas mescladas com atividades vivenciais que estimulem o autoconhecimento e o desenvolvimento mais amplo. c) Realizar produção audio-visual sobre mestres de capoeira e artes marciais de nosso Estado. d) Fomentar a prática de esportes indígenas, promovendo o resgate cultural nos mais jovens.

PROJETO UIRAPORÃ - Possui convênio com a SESAU/AL. Visa trabalhar temas sensíveis, produzindo materiais para trabalhar com pessoas propensas ao suicídio. Os principais objetivos são: a) Realizar produção audio-visual para combate ao suicídio por meio de modelação comportamental baseada em histórias de vida com repertórios comportamentais que apresentaram desamparo aprendido e superação do mesmo. b) Realizar atividades vivenciais de caminhadas e acampamentos com instalação de rotinas saudáveis como estratégia preventiva e auxiliar no tratamento de pessoas com depressão, TEPT e distimia.

Organização Indígena e da Sociedade

Atuando na sociedade promovendo organização social, saúde preventiva e agricultura.

clear liquid pouring on person's hands
clear liquid pouring on person's hands